Skip to content
25/06/2010 / Danresa Consultoria de Informática

Como se propagam os malwares

Fonte: http://esquadraodigital.internetsegura.terra.com.br/

Na nossa última ordem unida começamos a falar sobre as formas de propagação dos Malwares, tema essencial para saber como conter seu avanço. Hoje, vamos continuar analisando mais algumas técnicas:

Arquivos corrompidos – Além de oferecer arquivos infectados, que parecem legítimos, os criadores de Malwares usam outra técnica bem semelhante: contaminam programas “legítimos” com vírus. Dessa forma, colocam em sites de download da Internet uma versão de um aplicativo conhecido (o compactador Winrar, por exemplo), dizendo que é uma versão “especial” gratuita. Quando o programa é instalado, o Malware é instalado também. Cuidado! Quando a esmola é muita, até santo desconfia!

Spam e Phishing – Atualmente a forma mais usada para enganar os usuários e fazê-los instalar Malwares em suas máquinas é por meio de Spam e de Phishing. Os criminosos enviam mensagens de e-mail não solicitadas (Spam) com um link que aponta para um programa que parece legítimo, mas na verdade “dispara” a instalação de Malwares.

No caso do Phishing, a coisa é mais sofisticada, pois o link aponta para um site, que “copia” um portal legítimo e faz parecer o internauta acreditar que está no site verdadeiro. O objetivo é roubar informações tais como: senhas, nome de usuários e dados de cartão de crédito. Além disso, podem ser colocados no site falsos arquivos que parecem legítimos, mas contém Malwares.

Os criadores de Malwares têm usado novas técnicas além dos e-mails para o Phishing. Eles postam comentários em Fóruns ou Blogs com links para os sites falsos. Ou seja, cuidado quando aceitar aquela “dica” em um fórum ou blog que você frequenta.

Programas de e-mail com filtros contra Spam e navegadores (“browsers”) com ferramentas anti-phishing (como o Internet Explorer 8, Google Chrome, etc.) são nossos grandes aliados contra essas ameaças virtuais.

A ordem unida de hoje termina aqui. Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

Amanhã continuaremos nosso treinamento, terminando de descrever as formas de propagação dos Malwares e já poderemos mostrar as armas para combater nossos inimigos. Até lá recrutas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: