Skip to content
25/06/2010 / Danresa Consultoria de Informática

Não deixe que os malwares destruam seu computador

Fonte: http://esquadraodigital.internetsegura.terra.com.br/

Velho conhecido dos defensores da segurança, os vírus estão na categoria de Malwares destrutivos, mas outras pragas são igualmente prejudiciais ao bom funcionamento do PC. Conheça um pouco melhor esses inimigos e prepare-se para o combate.

Vírus – Antigamente, quando se falava em segurança de computadores, a primeira palavra que vinha à nossa mente era vírus de computador. O vírus de computador tem esse nome porque tem muitos aspectos em comum com os vírus biológicos. Eles infectam um sistema assim que entram em contato com ele e tentam se “reproduzir”, infectando e-mails ou outros arquivos que podem ser transmitidos para outras máquinas, contaminando outros sistemas. Os fabricantes de pacotes antivírus estudam o comportamento dos vírus de computador e catalogam os tipos e variantes de cada um. A forma mais simples de prevenir a contaminação ou remover os vírus de um computador é o uso de programas antivírus.

Worms – Worms são Malwares muito parecidos com os vírus, pois também possuem a característica de se “reproduzir” sozinhos. Porém, diferentemente dos vírus, eles não precisam da ação do usuário do micro para se propagar e contaminar outras máquinas. Essa característica torna os worms muito mais perigosos que os vírus e nos obriga a manter nossos micros protegidos com programas antivírus sempre atualizados.

Trojan Horses (Cavalos de Tróia) – são extremamente perigosos porque aparentam ser um programa com alguma função interessante para o usuário, mas na verdade escondem um Malware que é instalado sem despertar suspeitas. Por exemplo, você pode baixar um joguinho gratuito em um site que parece confiável. Quando executa o jogo, ele funciona de maneira perfeita. Porém, sem você saber, o computador é contaminado por um Malware. Os Trojan Horses são de difícil detecção, pois os usuários instalam os programas manualmente e os programas antivírus e antispyware podem não perceber a infecção.

Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

Até a próxima ordem unida, quando falaremos dos perigosos Rootkits e começaremos a mostrar as principais formas de disseminação de malwares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: