Skip to content
09/02/2011 / Roberto Gimenez

IPv4 chega ao fim

O Icann, órgão que regulamenta a distribuição de endereços de IP (Internet protocol), informou nesta quinta-feira (03/02/2011) que esgotaram-se os últimos endereços do IPv4, versão atual do protocolo. Os últimos cinco blocos de endereços, totalizando 83,9 milhões, foram alocados em cada um dos cinco Registros Regionais da Internet (RIR). O fim dos números do IPv4, já esperado há algum tempo, reforça a urgência da migração para o IPv6, versão mais recente do protocolo que possibilita um número 4 bilhões de vezes maior de endereços. Caso contrário, não será mais possível conectar novos devices à rede.

– Esse é um dos dias mais importantes da história da internet. Um conjunto de mais de 4 bilhões de endereços de internet chegou ao fim esta manhã – disse Rod Beckstrom, chefe do Icann, em coletiva de imprensa na Flórida, nos Estados Unidos.

Por enquanto, o internauta não terá nenhum problema para acessar a internet.

– Tudo depende da tecnologia utilizada pela operadora de Internet e pelo usuário. Algumas empresas podem atualizar o software do modem do usuário remotamente. Mas o equipamento pode ser trocado se for muito antigo e não suportar o protocolo, impedindo o acesso à Internet – afirmou à Reuters o coordenador do projeto IPv6.br do Nic.br, Antonio Moreiras.

No Brasil o Comitê Gestor da Internet (CGI) prevê que os estoques durem até 2012. O IPv4 deve conviver com o IPv6 de 15 a 20 anos, até que um padrão substitua o outro, afirmou o NIC.br.

O IPv4, desenvolvido na época em que a internet era restrita a instalações militares, dispõe de endereços em 32 bit e suporta cerca de 4 bilhões de endereços IP, ou 2 elevado à 32ª potência.

Para efeito de comparação, se o endereçamento do IPv4 fosse do tamanho de uma bola de tênis, o espaço matemático do IPv6 seria uma igual ao de uma bola astronomicamente gigantesca, com diâmetro 595 mil vezes maior do que a distância entre a Terra e a galáxia de Andrômeda.

Leia toda a matéria

Fonte: O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: