Skip to content
15/06/2011 / Roberto Gimenez

Mais de 40% das empresas já teve problemas de segurança com a cloud

Por REDAÇÃO COMPUTERWORLD

Segundo estudo da Trend Micro, 43% dos decisores de TI tiveram falhas ou problemas de segurança com o seu fornecedor cloud no último ano.

A maioria das empresas tem algum receio de adoção do modelo de cloud computing, e com razão: quase metade (43%) dos responsáveis pela tomada de decisões em TI já registrou uma falha ou um problema de segurança com o seu fornecedor cloud nos últimos 12 meses, segundo recente estudo da Trend Micro.

Participaram da pesquisa 1.200 responsáveis pela tomada de decisões em TI em empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia, Canadá e Japão. A maioria deles já começou a mover serviços para nuvem, a bom ritmo, iniciando uma maré gigante que multiplica o número de novas implementações. Mais da metade trabalham em diversas fases-piloto de aplicações na nuvem.

Mas apesar da crescente popularidade na maioria dos países, as empresas ainda se sentem confusas quanto à identificação de serviços de cloud. Diante de uma lista de serviços de cloud apresentada pelos pesquisadores, 93% dos entrevistados já disse estar trabalhando atualmente com pelo menos um deles, enquanto que 7% asseguraram que a sua empresa não tem intenção de implementar nenhum serviço.

A segurança continua a ser o principal obstáculo quando chega a hora de apostar na adoção de cloud computing, e muitas empresas consideram que o rendimento e a disponibilidade também variáveis igualmente relevantes.

Ainda segundo o estudo, são dois os principais obstáculos para a adoção de serviços de cloud: a preocupação com a segurança, seja dos dados ou da infraestrutura (com 50%), e o rendimento e a disponibilidade dos serviços (48%).

Quando se trata de salvaguardar os dados sensíveis armazenados na nuvem, as empresas apostam na criptografia, segundo 85% dos pesquisados. E antes de dar o passo para a adoção da cloud computing, mais da metade assegura estar mais disposto a escolher um determinado fornecedor de cloud se este incluir na sua oferta a criptografia das informações.

Fonte: idgnow.uol.com.br

***************************

Conheça as soluções de Virtualização e Antispam da consultoria DANRESA e não tenha mais problemas de segurança com a cloud na sua empresa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: