Skip to content
16/06/2011 / Roberto Gimenez

Pequenas empresas são foco de terceirização de serviços

Provedoras de data centers registram forte demanda; redução de custos atrai

terceirização DANRESA

 

As pequenas e médias empresas são a grande aposta, atualmente, das companhias que oferecem a terceirização de data centers (centros de processamento de dados). O mercado vem em forte crescimento, sobretudo com a difusão do conceito chamado cloud computing (em inglês, computação em nuvem), que são os serviços em tempo real oferecidos e utilizados via internet.

A provedora de tecnologia de informação Danresa, de Santo André, que oferece esses serviços, observa a demanda aquecida. A procura por parte das pequenas empresas no ano passado aumentou cerca de 60% a 70%. No total, a companhia, que também tem outras atividades (service desk, desenvolvimento de softwares etc), cresceu em vendas 20% em 2010 e deve ter expansão de mais 50% neste ano, impulsionada por aquele nicho, segundo o diretor comercial, Nilo Porta.

Por sua vez, a companhia Hostlocation, sediada em São Paulo, teve em 2010 crescimento de 52% no faturamento (passou a R$ 3,5 milhões) frente a 2009. O diretor executivo, Marcelo Safatle, assinala que a expansão se deveu às PMEs e em grande parte à terceirização de data centers. “Registramos crescimento de 39% na demanda por links de fibra óptica no primeiro trimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2010”, afirma.

Ele explica que existia demanda reprimida de empresas de pequeno e médio portes que ainda não eram atendidas tanto por fatores como preço acima de suas possibilidades, quanto pela falta de fornecedores que atendessem adequadamente suas necessidades.

O diretor de operações da Danresa, Renato Porta, cita ainda que, no caso do cloud computing, há a vantagem de o cliente não precisar investir na compra de infraestrutura, como servidores (computadores de grande porte) e outros itens. “A maioria opta por sistemas em nuvem, em que oferecemos a disponibilidade 24 horas, mecanimos de redundância (se um servidor cair, outro mantém a operação), backup e ferramentas antispam poderosas”, afirma.

O executivo da Danresa cita que muitas empresas terceirizam, por exemplo, a gestão de seus sistemas de e-mail. Ele exemplifica que o custo, incluindo o suporte técnico, de pacote para empresa com dez computadores para hospedagem de e-mail, com segurança e monitoramento, é de R$ 590 por mês.

As vantagens da terceirização dos serviços de TI vão além do custo. A Vetor Web, que desenvolve e faz a gestão de conteúdo de sites, ainda não adotou o cloud computing, pois mantém estrutura própria de 14 servidores dentro das instalações da Hostlocation.

O diretor da Vetor, Ernesto Laborini, afirma que essa opção já propicia suporte técnico e melhor segurança contra queda de rede. No entanto, afirma que há intenção de passar para o sistema em nuvem, utilizando os equipamentos da parceira. “Aumentará minha tranquilidade e vou poder me concentrar nos negócios”, diz.


www.dgabc.com.br
em 16/06/2011

 
Conheça os serviços de Outsourcing, Virtualização e Antispam da DANRESA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: