Skip to content
01/09/2011 / Danresa Consultoria de Informática

Fábrica de Software: Rentabilidade Garantida

Fonte: http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=20&canallocal=61&canalsub2=207&id=2474

Caro leitor, imagine que você é o responsável por um projeto dentro de sua corporação, você é cobrado por rentabilidade e depende de qualidade e redução de custos, pois seu planejamento não prevê um “escorregão” no projeto e você está vendo que poderá ter uma mudança de escopo considerável em uma das frentes do mesmo, mas o valor orçado não pode ser modificado e você terá que fazer mágica para que esse projeto entre no ar.

Que tal procurar uma forma remota de trabalho? Que tal trazer para si uma equipe de profissionais atuando na sua demanda com metodologia de atuação, com custo reduzido e qualidade.

Mas temos que tomar certo cuidado na atuação em fábrica de software, temos que imaginar que não temos o recurso ao nosso lado para desenvolver a aplicação sobre demanda, então não existe metodologia que se adéqüe a uma indefinição.

Uma atuação em modelo de fábrica de software depende exclusivamente de uma definição do que se quer e uma especificação bem detalhada, pois os recursos que atuarão no desenvolvimento serão executores da demanda, não tem uma criticidade de conhecimento funcional e nem a proximidade do Key-user (Usuário responsável pela aplicação) para trocas de informações e alterações durante o desenvolvimento do software.

Hoje existe a possibilidade de desenvolver projetos inteiros remoto, com qualidade e custo menor, mas a dependência do cliente final e o comprometimento do mesmo para a finalização do projeto é de suma importância, ou seja, o cliente é o responsável pela execução, pensando friamente em fábrica, indústria, a fábrica de software é somente a máquina que irá executar tal tarefa, caso ela esteja mal configurada, esta não executará um trabalho ideal.

As metodologias usadas em desenvolvimentos de sistemas devem ser estruturadas com melhores práticas de mercado para desenvolvimento e documentação criando KPI para indicações de retrabalhos, qualidade, entendimento durante todas as fases de desenvolvimento.

Existem diversos benefícios para o cliente quando este usa desenvolvimento em ambiente remoto, dentre eles, o prazo e custo já são definidos, o que garante um planejamento eficaz, outro beneficio é que contratando uma fábrica de software você garante o trabalho continuo não dependendo de um recurso único de trabalho.

Como estamos falando de fabrica de software, dependemos de uma estrutura organizacional firme e funcional mínima conforme descrevo abaixo.

Gerente de Fábrica de Software: Profissional responsável por gerenciar os recursos, definir os pontos focais de demandas ou clientes, controlar, planejar e administrar os projetos executados com a fábrica de software e efetuar um relacionamento direto com o cliente.

Analistas desenvolvedores: Esses profissionais fazem parte do pool de desenvolvimento e são responsáveis pelo desenvolvimento da demanda apresentada, bem como a elaboração de uma documentação mais técnica da mesma que será enviada para os desenvolvedores finais.

Desenvolvedores: Profissional responsável pelo desenvolvimento da demanda.

Célula de QA: Equipe mais sênior responsável pelo Quality Assurance da demanda, onde é realizado testes e ajustes de performance ou rejeição do desenvolvimento.

Dentre os benefícios de se utilizar uma fábrica de software estão a garantia de entrega, processos automatizados, gestão da demanda por um SGD, instalações fora da estrutura da sua corporação, o que reduz o custo, profissionais qualificados e experientes em uma estrutura barata por otimização de recursos, garantia de documentação, entre outros.

O funcionamento padrão de uma fábrica de software é baseado nos passos a seguir:

1) Especificação:

A Especificação é realizada por um analista funcional que demonstrará o que deverá ser desenvolvido, nesta fase é realizado o levantamento da necessidade, e documentado o requisito do software.

2) Metricas:

Nesta fase, baseado na especificação o Analista desenvolvedor analisa a documentação de requisitos, aplica métricas e define o prazo para o desenvolvimento/documentação e QA.

Esse prazo é passado para o cliente aprovar o início da execução e após aprovado será passado para a fase de desenvolvimento.

3) Desenvolvimento:

Esta fase é a execução do requisito, passa pelo pool de desenvolvimento, onde é desenvolvido, documentado e testado.

4) Qualidade:

Após o desenvolvimento, o produto é passado por um período de stress test com uma equipe que não participou do desenvolvimento, esta equipe está capacitada para efetuar ajustes ou recusar o desenvolvimento antes que este seja repassado para o cliente final.

5) Acompanhamento:

O software desenvolvido é acompanhado pela equipe de fábrica realizando ajustes durante o prazo de maturidade do mesmo.

A utilização de fábrica de softwares será cada vez mais utilizada por grandes empresas que necessitem de suporte em seus sistemas, desenvolvimento de novas aplicações, bem como uma equipe que entenda cada vez mais de seu ambiente, não dependendo somente de um ou outro recurso.

A DANRESA Consultoria de Informatica possui uma fábrica de software especializada em diversas tecnologias de mercado, oferecendo a seus clientes serviços como Desenvolvimento de Sistemas Sob Medida onde os clientes que desejam terceirizar todo ou parte dos processos de desenvolvimento de sua empresa seja sob a forma de contratos por períodos determinados e/ou renováveis ou por meio de projetos específicos, a DANRESA oferece sua fábrica de software e suas equipes especializadas como força produtiva em desenvolvimento de sistemas e soluções completas de negócios.

A DANRESA Consultoria de Informatica desenvolve sistemas inteligentes, que agregam valores ao negócio de cada cliente, integrando, agilizando e customizando processos que se tornam automáticos e muito mais rentáveis.

Todo o ciclo de desenvolvimento é auditado através de processos e metodologias de Quality Assurance e Software Assurance existentes no mercado que permitem a geração de um produto final de qualidade e que atende às expectativas e necessidades de cada empresa.

A DANRESA atua desde a idéia de uma nova solução de informática, percorrendo os caminhos da viabilidade, validando as tecnologias disponíveis no mercado com os custos, prazos e benefícios pretendidos. Analisa os processos e desenvolve toda a solução por meio de equipes de desenvolvimento especializadas e certificadas no mercado de trabalho.

Todos os processos da solução são testados e homologados durante e após o desenvolvimento, garantindo assim a qualidade do produto final, que é validado com os usuários e alinhado as expectativas.

A DANRESA implanta, documenta, efetua treinamentos e assistência pós implantação, garantindo a satisfação de seus clientes, cumprindo com seu compromisso de Consultoria de Informática.

Para saber mais sobre como a DANRESA Consultoria de Informatica pode ajudar a sua empresa como Fábrica de Software ligue para um Consultor DANRESA através do telefone 55 11 4452-6450 ou envie um e-mail para comercial@danresa.com.br

Para empresas que desejam executar projetos de sistemas a DANRESA oferece os serviços de Gerenciamento e execução de projetos de TI utilizando metodologias de Projetos e             Sistemas conceitudas como PMI, RUP, MSF, MSF for Agile, MSF for CMMI, de acordo com o perfil do projeto e necessidades do cliente.

A DANRESA participa ativamente no gerenciamento e execução de projetos de sistemas utilizando metodologias de projetos e de sistemas de acordo com as necessidades de cada projeto e de cada cliente, atendendo de forma consistente ao envio de RFIs e RFPs por meio de orçamentos detalhados e pilotos funcionais.

Segue abaixo alguns tipos de projetos que a DANRESA têm participado com excelência em seus clientes:

– Sistemas Sob Medida de Acordo com as Regras de Negócios, especificadas em RFIs e RFPs enviadas pelos Clientes

– Portais Corporativos

– Lojas Virtuais

– Web Sites Inteligentes

– Sites Vendedores

– Sistemas Desktop

– Sistemas Integrados

– Web Services

– Windows Services

– Information Worker Solutions

– Sistemas para Colaboração e Comunicações Unificadas

– Sistemas para Geração de Relatórios Estratégicos com DASH BOARDS, Grids e Gráficos Dinâmicos

Para saber mais sobre as metodologias de gerenciamentos de projetos utilizadas pela DANRESA Consultoria de Informática acesse http://www.danresa.com.br/Paginas/Servicos/Sistemas/Metodologias/MSFForCMMI/frmMSFforCMMI.aspx

Para saber sobre desenvolvimento de sistema sob medida acesse http://www.danresa.com.br/Paginas/Servicos/Sistemas/frmDesenvolvimentoSistemas.aspx

Para saber mais sobre a DANRESA Consultoria de Informatica acesse o site oficial em http://www.danresa.com.br

Ligue para 55 11 4452-6450 ou envie um e-mail para comercial@danresa.com.br e saiba como a DANRESA Consultoria de Informatica pode ajudar a sua empresa e evoluir com a tecnologia da informação ( TI ).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: