Skip to content
11/09/2011 / Danresa Consultoria de Informática

As competências mais desejadas no gestor de TI

Fonte: http://cio.uol.com.br/carreira/2009/11/20/as-competencias-mais-desejadas-no-gestor-de-ti/

Os CIOs precisam equilibrar conhecimento
técnico e de negócios, com uma
boa capacidade de comunicação, gestão de pessoas
e um perfil inovador

CIO Brasil

Quanto mais a empresa considera a TI como uma área estratégica,
menos
valoriza competências
técnicas para o CIO. Isso não significa, no
entanto, que o gestor da área de
tecnologia da informação pode se dar ao luxo
de deixar de lado os conhecimentos
específicos da sua área.

Assim como os super-heróis das histórias em quadrinho, o CIO precisa
ter
várias identidades. No momento em que ele está sentado em frente ao
board, deve
assumir uma postura e um discurso totalmente orientados aos
negócios. Já quando
encontra-se na mesa de negociação com fornecedores ou
conversa sobre o escopo de
um determinado projeto com sua equipe, tem de
resgatar a bagagem de
conhecimentos técnicos.

Essa multiplicidade de visões também se aplica às competências exigidas
dos
CIOs. Isso porque, além da identidade técnica e de negócios, os
profissionais
são cobrados por sua capacidade de atender às demandas das
diversas áreas da
companhia e por gerenciar a equipe de TI e os fornecedores.
Além disso, eles
precisam encontrar tempo para idealizar produtos e serviços
inovadores.

Equilibrar essas diferentes tarefas representa um fator crucial para
o
sucesso dos gestores de TI. Prova disso é que muitos CIOs foram
demitidos
ou deixaram a companhia no período de crise por conta da
dificuldade em se
adequar às novas expectativas das organizações, de acordo
com a vice-presidente
da consultoria Gartner para América Latina, Ione
Coco.

A seguir, seguem as competências essenciais para os CIOs, na visão
de
especialistas e de profissionais  que atuam no setor:

Conhecimento do negócio – Por mais interessantes que as
tecnologias
pareçam para a equipe de TI, os argumentos técnicos não podem ser
utilizados
para justificar um projeto para a diretoria e as demais áreas da
organização.
Assim, os CIOs devem conhecer a fundo o negócio da companhia
para entender como
as iniciativas da sua área estão alinhadas aos objetivos
da organização e quais
os resultados práticos esperados.

“Um projeto de TI é um investimento como qualquer outro da empresa e,
em
muitas ocasiões, pode inclusive concorrer com as demais áreas”, afirma o
gerente
de sistemas da Basf no Brasil, Ricardo Crepaldi. “Uma reestruturação
de parque
tecnológico, por exemplo, necessita estar alinhada à necessidade de
crescimento
da empresa. Não faz mais sentido trocar só por trocar.”,
acrescenta o
executivo.

Capacidade de comunicação – No dia-a-dia
das
organizações, boa parte das atividades de TI passa despercebida
pelos
funcionários da companhia. Na realidade, o CIO e a sua equipe só são
lembrados
em situações negativas, como quando o sistema cai ou o computador
para de
funcionar. Com isso, a imagem do trabalho da área de tecnologia da
informação
fica prejudicada dentro das organizações. E o pior, essa percepção
chega até o
board da companhia, o que reflete diretamente no humor de
investimentos em novos
projetos.

O CIO que pretende reverter essa situação precisa estar preparado
a
estruturar uma melhor comunicação de sua área com todos os stackeholders
da
organização. Para tanto, precisa investir em ferramentas que o ajudem a
divulgar
as iniciativas de TI a toda a companhia, bem como criar um canal
para que os
diversos usuários consigam expressar opiniões sobre produtos e
serviços
oferecidos pela equipe de tecnologia.

Gestão de pessoas – Os resultados da área de TI também
estão
diretamente relacionados à capacidade que o CIO tem para recrutar,
reter e
desenvolver seus colaboradores. Assim, a sócia da consultoria
brasileira Career
Center – especializada em gestão estratégica e recolocação
profissional –, Karin
Parodi, aconselha que esses profissionais estejam
atentos à gestão de pessoas e
não deleguem essa função apenas para a área de
recursos humanos.

Essa capacidade de gestão e motivação das equipes é essencial a
qualquer
profissional em posição de liderança, mas tende a ser ainda mais
crítica na TI,
uma vez que trata-se de um setor no qual faltam pessoas
capacitadas e, portanto,
a retenção de talentos é essencial.

Perfil inovador – Quando buscam um profissional para ocupar
a posição
de CIO, as empresas buscam pessoas com postura voltada à inovação,
de acordo com
a diretora de TI e telecom da consultoria brasileira de
recrutamento de
executivos Fesa, Ana Luiza Loureiro Segall.

“Na prática, isso seria, por exemplo, representado por um CIO que,
antenado
aos lançamentos do mercado no qual atua, percebe uma nova maneira de
se
relacionar com os clientes e leva essa sugestão à área de
marketing”,
exemplifica Ana Luiza.

Conhecimento técnico – Um levantamento realizado pela
consultoria
norte-americana Diamond Management & Technology apontou que
um dos pecados
que o CIO comete é distanciar-se do conhecimento técnico. De
acordo com o
estudo, sem essa habilidade, o profissional não consegue saber
como o
departamento de TI pode contribuir com as demais áreas da organização
e não
consegue liderar sua própria equipe.

Na mesma linha, uma pesquisa
realizada pelo diretor de tecnologia da
informação da Halliburton no Brasil,
Etienne Vreus, com 111 gestores de TI de
empresas brasileiras, aponta que o
conhecimento técnico é uma das sete
competências essenciais ao CIO atualmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: