Skip to content
15/09/2011 / Danresa Consultoria de Informática

Outsourcing de TI resultado com serviço

por Nivaldo

Fonte: http://portal-opiniao.blogspot.com/

Muito tem se falado nos termos infraestrutura com serviço, software como serviço, plataforma como serviço enfim, para se designar a modalidade de utilização de recursos de informática nas empresas sem a necessidade de se ter uma estrutura própria.

Mais recentemente o conceito de Cloud Computing ou computação na nuvem tem frequentado as mesas dos gerentes e diretores de TI das Empresas.

Há alguns anos que venho atuando como Gestor de Tecnologia de Informação de empresas de Grande porte tanto como Gerente quanto em nível de Diretoria.

Um ponto que sempre me preocupou foi o fato de que para se obter um serviço era necessário se envolver com a aquisição de equipamentos, softwares, profissionais qualificados enfim.

Mas de fato o que eu queria era o resultado disso tudo.

Se eu estava tendo problemas, por exemplo, com o recebimento de muitos emails indesejáveis, eu queria uma solução para o problema.

Mas para ter essa solução eu tinha que fazer todo o trabalho.

Comprar equipamento, software, etc. Mas eu queria apenas resolver meu problema. “Não receber mais email indesejáveis“. O mesmo acontecia quando eu precisava resolver um problema de contingencia em minhas instalações de TI.

Eu tinha que montar um datacenter alternativo, como contingencia. Mas eu não queria mais uma estrutura complexa de servidores, sala climatizada, cabeamento, ar condicionado etc.

Eu queria apenas poder continuar operando caso houvesse algum problema com meu datacenter principal.

O conceito de Infraestrutura como serviço bem como de software como serviço veio resolver este problema. Ou pelo menos colocar uma alternativa para resolver o problema sem gerar tantos novos problemas.
A questão se tornava delicada, no entanto, quando analisávamos os custos e levávamos o assunto para a área financeira da empresa. Porque neste momento entrava a cultura dominante na definição do que é um bom negocio em termos financeiros.

A comparação entre comprar e contratar.

Afinal comprar os equipamentos e fazer a gestão dos serviços acabava sendo mais barato do que contratar o serviço oferecido por alguém pagando um valor mensal bem pequeno, mas por tempo indefinido. Ai o calculo do valor da compra comparado com o pagamento eterno sempre parecia ser mais interessante comprar do que contratar.

Estas questões certamente ainda povoam as mentes dos executivos de hoje, apesar de que já melhoramos muito em termos de cultura com relação a este aspecto. Mas comparar o custo total de aquisição com o custo total de contratação, ou pagamentos mensais por um determinado período ainda é pratica comum nas empresas e um erro de conceito que muitas vezes impede a tomada mais adequada da decisão.

COMPRAR X CONTRATAR.

De fato as empresas precisam de SOLUÇÃO, não de ferramentas para se obter a solução. E quando eu contrato uma solução, claro que estarei pagando pelos serviços agregados para que alguém utilizando os equipamentos necessários mais seus conhecimento me apresente a solução. É justo que eu pague por isso – “o conhecimento e entrega da solução pronta”. Mal comparando seria o mesmo que eu querer pintar minha casa e comparar o custo de contratar uma empresa especializada em pintura contra o preço de comprar as tintas e materiais
e eu mesmo pintar.

Para determinadas necessidades na área de tecnologia da informação, sem duvida contratar a solução traz resultados mais rápidos, mais eficientes, pois conta com a expertise do fornecedor da solução, facilidade na mudança de rumos se necessário, reposição dos equipamentos necessários em caso de falha o pane, enfim tudo isso fica por conta de quem oferece a solução.

Para quem contratou o RESULTADO é o produto recebido.

A DANRESA Consultoria de Informática é especializada em soluções de negócios e em terceirização de ti (outsourcing de ti).

As modalidades de terceirização são focadas nos negócios dos clientes e sob medida, de acordo com as necessidades de cada empresa.

A DANRESA atua em diversos cenários de terceirização como Outrsourcing, Outtasking e Multisourcing de TI, alocando infra-estrutura de ponta e profissionais especializados, efetuando gerenciamento, acompanhamento, aferição de produtividade, qualidade, desempenho e demonstrando os resultados e melhorias do ambiente, sempre agregando valores aos processos envolvidos.

Os Consultores especializados da DANRESA participam ativamente em ajudar os clientes nas estratégias de negócios relacionadas ao ambiente de TI.

Tercerização como estratégia de negócios:

Quando se fala em estratégia de negócios, o Outsourcing das áreas de tecnologia transforma-se numa ferramenta imprescindível para aumentar, simultaneamente, PRODUTIVIDADE e RENTABILIDADE, e proporcionar MAIOR VANTAGEM COMPETITIVA.

O Outsourcing da área de TI permite a sua empresa:

– Redução de Custos Globais
A incorporação de profissionais melhor qualificados para o suporte tecnológico propicia resultados de qualidades aos serviços, e mais disponibilidade do pessoal interno para o negócio da empresa propriamente dito.

– Melhor Abordagem de Negócio
Por ser a tecnologia o nosso negócio principal (core-business) e os nossos custos de infra-estrutura e mão-de-obra competitivos, fornecemos serviços a preços que permitem a redução de custos de sua empresa e ao mesmo tempo exercemos a Excelência na Qualidade, por isso a DANRESA tem uma maior capacidade evolutiva. Temos condições de oferecer uma estrutura ágil, eficiente, com maior qualidade e ao mesmo tempo de baixo custo para sua empresa.

– Melhoria da Qualidade do Serviço Prestado
Pesquisamos novas tecnologias todos os dias e inovamos com excelência na qualidade em prestação de serviços estabelecendo uma relação de parceria de negócios completa com nossos clientes. Nossos profissionais são especialistas nas mais diversas áreas em TI e por isso têm condições de avaliar e planejar como a tecnologia vai apoiar a evolução dos negócios de nossos clientes.

Para saber mais sobre a DANRESA Consultoria de Informatica acesse o site oficial

Ligue para 55 11 4452-6450 ou envie um email para comercial@danresa.com.br para saber como a DANRESA pode ajudar sua empresa na terceirização total ou parcial de seu ambiente de TI.

Para livrar sua empresa de e-mails indesejados (spams) conheça o SPAM Titan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: