Skip to content
19/12/2011 / Danresa Consultoria de Informática

As mídias sociais e as inovações coletivas

Hierarquias rígidas em tempos de web 2.0?

Proibir ou incentivar o uso das mídias sociais no trabalho?

Funcionários ou colaboradores? Verticalização do conhecimento?

Comunicação unidirecional ou bidirecional?

Temos uma nova geração de colaboradores, que aprendeu a pesquisar no Google, a conversar com o mundo com comunicadores instantâneos, a formar redes sociais de acordo com seus interesses em plataformas como o Facebook, uma nova economia emergente que proporciona uma diversidade maior de empregos e com isso uma oportunidade de escolhas muito maior, desta forma o estímulo à colaboração e a realização de tarefas motivadoras é um desafio para organizações que buscam motivação e produtividade em seu ambiente de trabalho. As mídias sociais nos trouxeram e fortaleceram a cultura do “compartilhar e/ou curtir” conhecimento e novas informações. Este ano,  na “primavera árabe” as informações compartilhadas no Twitter, por exemplo, ajudaram a derrubar ditaduras.

Conceitos como o Crowdsourcing, o Crowdfounding, a liderança aberta, a cco-criação, o open inovation, o social media marketing fazem parte de um leque de possibilidades para a existência de inovações.

É nesse contexto que surgem os consumidores que ‘atuam’ em conjunto. Com eles, nascem também as Startups, nas quais empreendedores idealizam empresas focadas em nichos específicos no ambiente digital, que já nascem com a cultura de empresas com gestão horizontal, com os estilos de gestão do Facebook e do Google, por exemplo.

Segundo a Wikipédia, maior enciclopédia do mundo na Internet, Inovação significa: novidade ou renovação.

A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto criado que pouco se parece com padrões anteriores.

2012 será um ano em que a presença da inovação coletiva será ainda mais relevante e trará novas possibilidades ao marketing, mas também na gestão e no desenvolvimento de processos inovadores.

Fonte: idgnow.uol.com.br

**************************************************

Faça parte da empresa DANRESA no LinkedIn

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: