Skip to content
20/01/2012 / Danresa Consultoria de Informática

Como se proteger de fraudes na internet

Fraudes Internet

William, um professor aposentado na Flórida, EUA, recebeu um e-mail que achava ser de seu provedor de internet. O e-mail dizia que as informacões de sua fatura tinham sido perdidas. William preencheu o formulário anexo e o enviou de volta. Mal sabia ele que suas informações haviam sido enviadas para Shiva, um criminoso de Nova York. No dia seguinte, Shiva usou o número do cartão de crédito de William para comprar uma impressora a fim de falsificar documentos. O e-mail que William recebeu foi um dos 100 mil enviados por Shiva. Acredita-se que cerca de cem pessoas foram vítimas desse golpe.

Uma mulher de 56 anos em Queensland, Austrália, se envolveu num romance on-line comum homem que ela achava ser um engenheiro britânico. Ela já tinha gastado 47 mil dólares com ele quando descobriu que se tratava de um vigarista de 27 anos na Nigéria.

 INFELIZMENTE, as fraudes na internet são comuns. O relatório “State of the Net” de 2010, da revista Consumer Reports, diz: “O número de ameaças on-line continua assustadoramente alto, causando prejuízos de bilhões de dólares aos consumidores. Houve um aumento significativo nos casos de ataques de vírus desde o ano passado, afetando 40% dos lares americanos. Em alguns casos, as víıtimas sofreram vários ataques.” Antes de analisarmos como podemos nos proteger, vejamos alguns dos muitos métodos usados pelos criminosos.

Como eles agem?

Muitos golpes na internet são aplicados por e-mail.

 

Como se proteger de fraudes na internet

 O e-mail que William recebeu fazia parte de um esquema de phishing (trocadilho com a palavra em inglês fishing, que significa pescaria). Como uma isca, esse tipo de e-mail induz o destinatário a inserir sua senha e dados do cartão de crédito ou da conta bancária num site falso parecido ao original. Os golpistas podem conseguir seu endereço de e-mail usando um programa chamado de extrator de e-mails.

Alguns tipos de phishing podem cumprir seu objetivo mesmo se você não inserir nenhuma informação. Basta abrir o e-mail, e um spyware (programa espião) é instalado.

Fraudes Internet

Esses programas podem registrar o que você faz no computador. Alguns deles detectam o que você digitou no teclado e criam um arquivo para que o golpista consiga descobrir suas senhas e dados pessoais. Outros redirecionam você para um site que funciona como armadilha. É possível se proteger?

O que você pode fazer

Tome cuidado com e-mails que contêm links suspeitos.

Abrir esses links pode inserir um programa chamado cavalo de troia, por meio do qual os golpistas acessam seu computador, incluindo suas informações pessoais, sem o seu conhecimento. Eles também podem usar fóruns, sites pornográficos, sites que oferecem softwares de origem desconhecida e redes sociais para conseguir informações valiosas e implantar spywares com o objetivo de roubar dados. Além disso, nunca responda e-mails com propostas que parecem boas demais para ser verdade.

Você já recebeu mensagens on-line dizendo “Seu computador pode estar em risco! Clique aqui para protegê-lo!” ou “Protetores de tela grátis. Clique aqui.”? Se você clicar, poderá ativar um spyware.

Se estiver procurando emprego na internet, tome cuidado.

Golpistas usam sites falsos solicitando “tarifas de inscrição” e até mesmo dados financeiros.

Hoje os ladrões conseguem até ter acesso remoto a bancos de dados de empresas ou instituições financeiras para roubar dados. Em janeiro de 2007, criminosos invadiram os sistemas de computador de uma rede de lojas de departamentos nos Estados Unidos e tiveram acesso aos registros de milhões de clientes, incluindo informações de seus cartões de crédito. Na Nigéria, criminosos invadiram os registros de vários bancos e roubaram 1,5 milhão de senhas para sacar dinheiro de caixas eletrônicos.

Atualmente, existe um mercado negro em ascensão no qual funcionários desonestos e hackers vendem informações de cartão de crédito roubadas e até mesmo dados completos de pessoas.

Phishing: E-mail que convence o destinatário a inserir sua senha e dados do cartão de crédito ou da conta bancária num site falso parecido ao original

 Spyware: Programa que registra o que você faz no computador

Cavalo de troia: Também chamado de trojan horse, é um programa projetado para quebrar a segurança de um computador enquanto realiza alguma tarefa aparentemente inofensiva

Não seja uma vítima

PARA SE PROTEGER DE FRAUDES, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

Fraudes Internet

1  Certifique-se de que o firewall de seu computador esteja sempre ativado e que seu sistema operacional, aplicativos e programa antivírus sejam atualizados com regularidade.

2 Tenha o costume de fazer backup de seus arquivos e armazene as cópias em segurança.

3 Tenha bom-senso. Não vá logo acreditando no que lê na internet. Provérbios 14:15 diz: “Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.”

4 Não seja ganancioso. (Lucas 12:15) Tome cuidado com propagandas ou sites que anunciam produtos “gratuitos” ou a preços muito baixos. Pode ser uma armadilha.

5 Tome cuidado com e-mails não solicitados ou mensagens instantâneas, principalmente se contêm links ou pedem informações pessoais, como a verificação de uma senha. — Provérbios 11:15.

6 Escolha senhas difíceis de ser descobertas. Troque regularmente as senhas que você usa na internet e não use a mesma senha para contas diferentes.

7 Forneça informações de seu cartão de crédito ou conta bancária apenas a sites bem-conceituados e seguros.

8 Certifique-se de digitar o endereço de um site corretamente, em especial de instituições financeiras. Um erro de digitação pode redirecioná-lo para um site criminoso.

Fonte: revista Despertai, janeiro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: